sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Greve


Sindicatos fazem balanço positivo e esperam nova posição do Governo
Lisboa, 30 Nov (Lusa) - As três estruturas sindicais da função pública fizeram "um balanço francamente positivo" da greve de hoje e esperam que o Governo tenha em conta a elevada adesão à paralisação e mude de atitude negocial. O balanço foi feito numa conferência de imprensa conjunta com a Frente Comum, a Frente Sindical da Administração Pública (FESAP) e o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE). Os sindicatos disseram aos jornalistas que a greve teve uma adesão média global que ultrapassou os 80 por cento e que teve maior incidência na administração local, saúde, e educação, justiça, segurança social e finanças.
A coordenadora da Frente Comum, Ana Avoila, afirmou na conferência de imprensa que os resultados da greve estão à vista e, para fugir a guerras de números, o melhor seria verificar os serviços públicos que estiveram encerrados ou a funcionar parcialmente. A sindicalista destacou o exemplo dos tribunais, que encerraram um pouco por todo o país.
Ana Avoila fez questão de deixar um recado ao Governo, dizendo que o executivo "deve ler nesta greve o aviso de que os trabalhadores da administração pública não aceitam que lhes retirem todos os direitos que têm", sob pena de terem de voltar a formas de luta...

Sem comentários: